Manual do emagrecimento saudável e efetivo: Parte II

Manual do emagrecimento saudável e efetivo: Parte II

Se você gostou de ler o manual do emagrecimento saudável e efetivo parte I com certeza vai amar ficar por dentro da segunda parte que tem 10 dicas especiais.

O sucesso do primeiro manual do emagrecimento saudável e efetivo foi tão grande que eu resolvi fazer a segunda parte, afinal, o que não faltaram foram dúvidas das pessoas participantes do último encontro no Programa Perda de Medida.

O quê? Você chegou de paraquedas e não imagina do que se trata o Perda de Medida?

Então, eu vou explicar antes de retirar outras típicas dúvidas no mundo do emagrecimento. O Programa Perda de Medida vai todas as segundas-feiras para o ar, às 20 horas (hora de Brasília), ao vivo, na minha Fan Page do Facebook.

Durante o encontro do Perda de Medida eu respondo ao vivo qualquer dúvida que surge entre as pessoas que assistem e ajudam a construir o programa, para todo mundo se beneficiar com informações profissionais sobre como emagrecer rápido.

Bom, agora é hora de esclarecer mais algumas dúvidas de como perder barriga ao responder 10 questões do assunto frequente entre seguidores (as) do Perda de Medida.

1 # Anticoncepcional engorda?

Quase todas as mulheres buscam um manual do emagrecimento saudável e efetivo para tirar esta dúvida, afinal, poucas querem a barriga inchada como se estivessem grávida.

A resposta é: depende. Alguns sim, outros não. Os médicos têm costume de negar o fato, mas a verdade precisa ser revelada. Hormônio quase sempre faz a pessoa engordar.

Converse abertamente com o ginecologista, e, ao mesmo tempo, use e pesquise para saber qual escolha gera menos efeitos colaterais referentes ao ganho de gordura.

2 # É permitido comer apenas queijo branco?

Depende! Queijo minas frescal e ricota, por exemplo, são duas opções de baixas calorias que podem ser consumidas inclusive na combinação com doces.

No caso dos queijos mais gordurosos o segredo é não exagerar, pois evitar o consumo a todo custo gera compulsões.

Tem gente que não gosta ou enjoa fácil de queijo branco. Nestes casos é bom optar por consumo moderado de uma mozzarella light ou outra escolha leve.

3 # Chia, granola, aveia, frutas e linhaça podem ser consumidas diariamente

Quase todas as pessoas interessadas no assunto, ou seja, que querem emagrecer, sabem que existem determinados alimentos indicados na grande parte dos artigos científicos como benéficos ao processo de emagrecimento.

No caso das alimentações indicadas na pergunta acima, este manual do emagrecimento saudável e efetivo parte II com certeza aprova o consumo diário – sem dúvidas uma combinação nutritiva que ajuda a perder medida.

Contudo, é preciso ter atenção ao consumo moderado, mesmo sendo todos os dias. Afinal, a moderação representa o melhor caminho para evitar compulsões por consumo de comida, manter o corpo saciado e a mente disposta em permanecer firme ao caminho do emagrecimento.

Sem dúvidas uma dica interessante é tentar modificar a combinação das frutas na receita.

4 # É possível perder mais de 20 quilos apenas com dieta saudável moderada e caminhadas?

Com toda a certeza, afinal, a combinação de dieta saudável com exercícios físicos costuma a funcionar, desde que você mantenha foco total nos costumes que otimizam o emagrecimento.

Elimine as frituras e os refrigerantes da sua vida uma vez que você deseja perder uma grande quantidade de peso em curto espaço de tempo.

Particularmente eu não recomendo refrigerantes zero, mas, se você não tiver opção é melhor escolher opções com menos substâncias nocivas à saúde humana, tais como um guaraná, por exemplo.

Outra opção mais saudável é tomar água gasosa com limão ou laranja.

5 # Os circuitos fit do Perda de Medida funcionam apenas com 2 rodadas?

Sim, gera resultados. Mas, para o caso de poucas rodadas é indicado fazer na máxima intensidade possível com tempos curtos de descanso entre as séries, assim como ocorrem nos treinos Hiit (treinamento intervalado de alta intensidade).

Às vezes não existe tempo ou até disposição para fazer diversas séries de treinos circuito fit.

Nestas horas, vale a pena fazer apenas 2 rodadas, desde que você incremente outra atividade física no dia por 15 minutos: natação, bicicleta, polichinelo, jump, subidas-descidas de escada ou outras escolhas.

Seja uma pessoa mais ativa no decorrer do dia.

Se na grande parte do seu dia você permanece dentro escritório vale a pena subir escadas ao invés de usar elevador, fazer exercícios de alongamento na pausa para o café, caminhar entre os setores ao invés de enviar mensagens online ou via telefone, etc.

6 # Não consigo emagrecer? O que fazer?

Algumas mudanças nos costumes da dieta fazem a diferença para perder peso rápido.

Este manual do emagrecimento saudável e efetivo indica as seguintes questões para você fazer a si mesmo (a):

A quantidade de exercícios é ideal?

Você exagera no consumo dos alimentos no fim de semana?

Fica longos períodos sem comer?

Já mudou a proporção da dieta com mais proteína e alimentos menos calóricos?

Considere também o seguinte: apenas o peso da balança não é a única evidência que você deve considerar para saber se emagrece de verdade.

Atenção: o ganho da massa magra e músculo pode fazer a balança ficar parada, sem redução no peso. Porém, isto não quer dizer que você deixou de emagrecer após semanas de dietas e treinos físicos.

Para tirar a prova real existe apenas um jeito: Sabe aquele jeans que está no guarda-roupas apenas de enfeite porque há tempos você já não cabe nele? Tente vestir agora, ou, vista outros vestuários mais apertados para ver se a roupa está folgada.

Agora, se você perceber que com tanto trabalho não consegue perder peso, então é chegado o momento de tomar decisões capazes de gerar mais resultados positivos em termos de emagrecimento.

Mude os exercícios. Siga treinos do canal Perda de Medida nos quais eu apresento séries de treinos físicos fáceis de serem praticadas em casa.

7 # Já emagreci e agora não tenho tempo de continuar com os exercícios no mesmo ritmo. Eu corro o risco de engordar rápido?

De fato, existem chances de engordar ao diminuir de modo repentino a quantidade de exercícios de uma hora para a outra.

Nestes casos, quando não há muito tempo para malhar de manhã é interessante controlar um pouco a alimentação.

O fato é que se você não pratica exercícios como antes jamais pode manter o mesmo ritmo do passado quanto ao consumo de alimento.

Uma dica é reduzir o consumo de carboidratos. Ao invés de apenas comer pão como fonte alimentar rápida, opte por fazer omelete verde, que é mais nutritivo, gera saciedade e ajuda a aliviar os impulsos por comida.

Como exposto de forma anterior neste manual do emagrecimento saudável e efetivo, é preciso ser uma pessoa ativa, e, procurar brechas do dia para perder calorias.

Uma academia também pode ser a solução, desde que seja próxima ao trabalho. Assim, na hora do almoço é possível malhar nem que seja por 20 ou 30 minutos.

Tenha em mente de que após um longo dia de trabalho é muito difícil encontrar motivação para malhar, o que aumenta mais a necessidade de você se manter em atividade constante enquanto está com corpo energizado.

8 # Dieta Detox da moda vale a pena?

Cientificamente este tipo de dieta não gera os resultados que promete. Está mais para o campo da moda, e, por este motivo, eu não recomendo.

Na prática, a legítima dieta Detox não deixa de ser uma combinação de alimentos saudáveis com pouca ingestão de alimentações industrializadas.

Neste sentido, você não precisa fazer as receitas milagrosas, como, por exemplo, bater couve no liquidificador para o consumo.

Basta optar sempre por um prato colorido e nutritivo nas principais alimentações do dia – sem muita frescura ou muitos segredos.

9 # Pé-de-galinha engorda?

O principal problema deste alimento está no excesso de pele, pois não faz muito bem ao colesterol.

Contudo, se o consumo não acontecer de modo exagerado se pode dizer que não atrapalha tanto na dieta de emagrecimento.

10 # Musculação em jejum vale a pena?

Eu não aconselho ir malhar na academia em jejum, como acontece com muitas pessoas que saltam da cama para os aparelhos de ginástica sem comer ou beber nada.

Consuma 1 fatia de pão integral, 1 torrada ou 1 iogurte natural, enfim, não siga para a academia em jejum, mas nada de exagerar no consumo!

Bom, é isto aí, aqui a acaba este manual do emagrecimento saudável e efetivo. Qualquer dúvida poste um comentário!

Deixe seu comentário!