Manual do emagrecimento saudável e efetivo: 10 dicas infalíveis

Manual do emagrecimento saudável e efetivo: 10 dicas infalíveis

Você está em busca de um verdadeiro manual do emagrecimento saudável? Então com certeza este artigo foi feito para a sua vida.

Este post apresenta um manual do emagrecimento saudável. Oi gente, tudo bem? Eu sou Anninha Reis, educadora-física, nutricionista e Coach. Toda a segunda-feira promovo um encontro online no Facebook ao vivo para esclarecer as típicas dúvidas de quem deseja perder medida.

Abaixo você conhece o exclusivo manual do emagrecimento composto por perguntas de pessoas que participam das gravações no projeto Perda de Medida, assim como as minhas respostas. Vamos lá!

1: Vale a pena comer chia para emagrecer?

Sim, chia é muito bom para quem deseja emagrecer ou perder gordura abdominal.

É uma fibra excelente, até para pessoas com problemas intestinais, assim como diminui o consumo de índice glicêmico no decorrer do dia, o que na prática representa sempre uma notícia interessante à formação da barriga tanquinho.

Contudo, não se pode esquecer que, embora saudável, chia é um alimento altamente calórico. Considere que apenas 1 colher de sopa tem 70 calorias.

Mas, esta é uma caloria que vale a pena, pois gera saciedade por longas horas.

Dependendo do alimento na alimentação principal a chia não combina bem no mesmo prato. Para resolver este problema eu a coloco na água, misturo e tomo de uma só vez.

2: Qual a melhor proporção de farinha branca e farinha integral para fazer um bolo?

Quem consegue fazer o bolo apenas com farinha integral, misturando junto com alguns farelos, com certeza se beneficia em termos de emagrecimento, principalmente ao comparar com bolos feitos de farinha branca.

Esta regra da farinha integral 100% vale tanto para alimentos doces (o bolo, por exemplo) como também às alimentações salgadas: tortas, quiches, empadões, entre outras escolhas.

3: É preciso se alimentar com qualidade e fazer exercícios para perder peso?

Muitas pessoas apenas seguem a dieta do emagrecimento, sem se exercitar, e, não conquistam o resultado que desejam para a barriguinha. De outro lado, tem gente que jamais sai da academia, mas não desenvolve um abdômen sarado.

De fato, não há dúvidas! Para conseguir emagrecer e formar barriga tanquinho você precisa fazer as duas coisas: dieta nutritiva (educação alimentar) e exercícios físicos (educação-física), assim indicam os principais tipos de manual do emagrecimento saudável e efetivo.

Muitas pessoas que não se exercitam ou jamais comem direito preferem usar remédios para emagrecer. Algumas medicações até funcionam em curto-prazo. Porém, basta ficar sem tomar alguns dias para o peso voltar com tudo.

Portanto, nada melhor para emagrecer do que seguir a fórmula correta: Dieta light e treinos físicos.

4: Caminhar no simulador é a mesma coisa que caminhada na rua?

Ao contrário do que o senso comum pode pensar, o ato de caminhar no simulador não é a mesma coisa que a caminhada nas ruas ou pistas de corridas nos parques públicos da cidade.

O problema de simulador é que o constante uso não queima tantas calorias por causa da gravidade do corpo durante a prática.

Por outro lado, na rua sempre existem desníveis no solo que ajudam a queimar mais calorias em cada passada.

Independente se você caminha na esteira ou nas ruas, é sempre importante usar o calçado apropriado e fazer exercícios de alongamento antes e depois do treino.

5: Como perder 10 quilos rapidamente?

De fato, não existe a fórmula mágica para perder medida de modo saudável. Contudo, este manual do emagrecimento vai te dar uma dica que pode ajudar no intuito de emagrecer o mais rápido possível.

Corte o açúcar de vez da sua vida: É sério! Claro, não comer nunca mais açúcar parece uma medida impossível. Neste sentido, consuma apenas de modo esporádico, tais como datas festivas ou na TPM.

Mesmo consumindo esporadicamente, você jamais deve abusar do consumo de açúcar nos dias em que consumir.

Está com desejo de comer brigadeiro? Então coma apenas uma colher de sopa e pronto, sem exageros.

Café da manhã nutritivo, outra dica que funciona no sentido de perder 10 quilos rapidamente! Frutas, queijos, pães integrais, enfim, quanto mais saudável o alimento melhor para nutrir o corpo na grande parte do dia.

Um lanche no período entre o café e o almoço também ajuda, desde que seja composto por fibras, e, barrinhas de cereais de qualidade.

Veja bem: Ao tomar um café da manhã nutritivo você consome menos alimentos no almoço ou jantar.

No almoço não tenha dúvidas: Deixe seu prato colorido como o arco-íris! Carnes magras, legumes, verduras, entre outras escolhas saudáveis.

Entre o almoço e o jantar também é importante consumir algum lanche saudável no sentido de manter a saciedade ativa até a noite.

Ao jantar siga com as escolhas de alimentações leves, sempre evitando açúcar ou alimentos salgados que têm altos índices calóricos e (ou) glicêmicos.

Natação, circuito funcional, ciclismo, enfim, pratique esportes de modo rotineiro, quase todos os dias, para a dieta saudável do dia-a-dia resultar na perda de 10 quilos o mais rápido possível.

6: Choque de dieta e exercícios funciona verdadeiramente?

Choque de dieta: Você segue a dieta alimentar de forma parecida em todos os dias da semana e não consegue emagrecer? Então, faça uma verdadeira revolução e troque as alimentações, pois isto pode funcionar.

Choque de exercícios: Funciona de modo semelhante ao choque da dieta, ou seja, se você pratica determinada rotina em atividades físicas e jamais perde medida como gostaria é hora de realizar outros treinos.

Ao fazer o choque de exercícios ou dieta você tira o corpo da zona de conforto, que precisa se acostumar à nova rotina, resultando na perda de peso.

Claro, você jamais deve pensar em trocar alimentos leves e saudáveis por calóricos em demasia. Substitua sempre por escolhas também saudáveis.

7: Caminhar por 1 hora todos os dias gera resultados?

Continuando as informações neste manual do emagrecimento saudável e efetivo vale a pena responder uma das dúvidas mais frequentes no mundo fitness, principalmente entre as pessoas com mais idade ou jovens com ritmos de vida sedentários.

Bom, se o objetivo é emagrecimento rápido se faz necessário turbinar um pouco mais o treino. Por outro lado, quando o caso foca a saúde, então caminhar por 1 hora é excelente.

É importante destacar o seguinte: quem tem vida sedentária e precisa emagrecer se beneficia mais ao apostar na caminhada longa, destas de uma hora.

Não vale a pena pegar pesado de início quando falta costume fitness na sua vida, pois gera lesões musculares.

Por outro lado, se você já caminha há tempos, digamos, 1 mês, é importante investir um pouco mais na intensidade da caminhada.

Faça o seguinte: Dê pequenos tiros de corrida entre um obstáculo e outro no ambiente.

Digamos que você corre em uma pista num parque. Então, marque a distância de um poste para outro, por exemplo, correndo na total intensidade para depois voltar à caminhada tranquila e serena.

8: Tomar suco de couve de manhã vale a pena?

Sim! Suco de couve ajuda, mas uma vez que você tenha uma alimentação rica em fibras e vegetais talvez não faça tanta diferença no emagrecimento.

O mais importante quanto ao suco de couve é saber se você gosta ou não de couve.

Muitas pessoas tomam mesmo sem gostar pensando que faz uma ampla diferença na redução de gorduras abdominais, o que não é o caso quando a alimentação no dia a dia acontece em nível saudável.

9: Vale a pena fazer Jump?

Em termos práticos qualquer manual do emagrecimento que se preze vai indicar a prática de Jump como atividade física, seja na academia ou em frente da televisão. A vantagem neste modo de treino é que quase não tem impactos.

10: Água com limão tem efeito emagrecedor?

Eu sei que é triste acabar este manual do emagrecimento informando que água com limão não tem efeito emagrecedor. Este representa outros dos mitos no universo da perda de medida.

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